22 de abril de 2012

Teoria do Big Bang


Terra



                                          
       O único que possui água em estado líquido. Enquanto seus vizinhos atmosferas ricas em dióxido de carbono, aqui o ar é rico em nitrogênio e oxigênio. A combinação de uma superfície em permanente mudanças graças a vulcões e tremores, os oceanos e a atmosfera proporcionam o desenvolvimento de algo que existe apenas em nosso planeta : a vida. Geografia terrestre » Diâmetro de 12.756 km. Superfície » Sua crosta é formada por partes independentes, ou placas que são deslocadas em volta do globo por fluxos de calor gerados no interior do planeta. Atmosfera » Consiste em 77% de nitrogênio e 21 % de oxigênio e uma pequena quantidade de vapor d’água e outros gases. A temperatura é de –70° a 55°C. Rotação de 23hs e 56 minutos. Translação de 365,26 dias. Distância média do Sol : 149,6 milhões de km. Distância da Lua: 382.166 km.  Uma volta ao seu redor tem 39.840 km. Num ritmo de 9,5 km/h uma pessoa levaria 175 dias correndo sem parar. Para dar uma volta ao mundo pela linha do equador em Júpiter levaria mais de 5 anos. O nome Terra: Vem do latim Ters, secar e era usada para designar terra firme. Com o tempo passou a se chamar Globus Terra e finalmente Terra ou Earth em inglês.

21 de abril de 2012

Júpiter


    Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol e é o maior no sistema solar. Se Júpiter fosse oco, caberiam mais de mil Terras no seu interior. Contém também mais matéria do que todos os outros planetas juntos.  Júpiter tem 16 satélites, quatro dos quais - Calisto, Europa, Ganímedes e Io - foram observados por Glileu já em 1610. Tem um sistema de anéis, que é muito ténue e totalmente invisível visto da Terra. (Os anéis foram descobertos em 1979 pela Voyager 1.) A atmosfera é muito profunda, talvez compreendendo todo o planeta, e tem algumas semelhanças com a do Sol. É composta principalmente de hidrogénio e hélio, com pequenas porções de metano, amónia, vapor de água e outros componentes.

Marte o planeta vermelho

                                                           
          Marte , o Deus da guerra, por causa da sua atmosfera vermelha, está mais próximo da Terra que o Sol. Possui montanhas, desertos, calotas polares, vulcões, desfiladeiros. As sondas espaciais Viking visitaram o planeta em 1976 e não encontraram lá nenhum vestígio de vida. Dados : Diâmetro de 6786 km. Superfície : Canions, dunas, vulcões e calotas polares de gelo e dióxido de carbono misturado com água. Uma venenosa atmosfera de 97% de dióxido de carbono. A temperatura é de –120°C a 25°C. Volta em torno do Sol (ano), equivalente a 686,98 dias terrestres, rotação de 24hrs e 37 minutos. Distância da Terra: 56,3 milhões de km. Distância média do Sol: 227,94 milhões de km.

Venus

    Vénus é o segundo planeta a contar do Sol e o sexto maior. A sua órbita é a mais circular, 
com uma excentricidade de menos de 1%.Vénus (Grécia: Afrodite; Babilónia: Ishtar) é a deusa 
do amor e da beleza. O planeta tem este nome provavelmente porque é o mais brilhante dos
planetas conhecidos na Antiguidade (com algumas excepções, as características geográficas
de Vénus têm nomes femininos.
      Venus é o objecto mais brilhante do céu, além do Sol e da Lua.              
A rotação de Vénus é um pouco invulgar, pois é extremamente lenta (243 dias terrestres por cada dia em Vénus, um pouco maior que um ano venusiano) e retrógrada. Em adição, os períodos da rotação de Vénus e da sua órbita são sincronizadas, dado que apresenta sempre a mesma face em direcção à Terra quando os dois planetas estão na sua maior aproximação. Não se sabe se este efeito de ressonância é apenas coincidência ou não.
Vénus é por vezes tido como irmão da Terra. Nalguns aspectos são muito semelhantes:
  • Vénus é apenas um pouco mais pequeno que a Terra (95% do diâmetro da Terra, 80% da massa da Terra).
  • Ambos têm poucas crateras, o que indica superfícies relativamente jovens.
  • As suas densidades e composições químicas são similares.
      Vénus provavelmente teve grandes quantidades de água tal como a Terra, mas evaporou-se toda. É agora muito seco. A Terra sofreria também este destino se estivesse um pouco mais perto do Sol. Conseguiremos aprender muito mais sobre a Terra ao estudar o porquê de Vénus se ter tornado tão diferente.

19 de abril de 2012

Meteoros





Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente, designa-se o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre. Este fenômeno que pode apresentar várias cores, que são dependentes da velocidade e da composição do meteoróide, um rastro, que pode ser designado por persistente, se tiver duração apreciável no tempo, e pode apresentar também registro de sons. Um meteoro é também por vezes designado de estrela cadente.
A aparição dos meteoros pode-se dar sob duas formas: uma delas são as designadas "chuvas de meteoros" ou "chuva de estrelas cadentes" ou simplesmente "chuva de estrelas", em que os meteoros parecem provir do mesmo ponto do céu noturno, denominado de radiante. Outra forma é a de "meteoros esporádicos"
Existem dois tipos de meteoros que se destacam pela sua espectacularidade: as Bolas de Fogo e os Bólides

Asteroides


Um asteroide (pré-AO 1990: asteróide) é um corpo menor do sistema solar, geralmente da ordem de algumas centenas de quilômetros apenas. É também chamado de planetoide. O termo "asteroide" deriva do grego "astér", estrela, e "oide", sufixo que denota semelhança.
Já foram catalogados mais de 500 mil asteroides, sendo que diversos deles ainda não possuem dados orbitais calculados; provavelmente existem ainda milhares de outros asteroides a serem descobertos. Estima-se que mais de quatrocentos mil possuam diâmetro superior a um quilômetro.
Ceres era considerado o maior asteroide conhecido, possuindo diâmetro de aproximadamente mil quilômetros, mas desde 24 de Agosto de 2006 passou a ser considerado um planeta anão. Possui brilho variável, o que é explicado pela sua forma irregular, que reflete como um espelho a luz do Sol em diversas direções.

Cometas


Cometa é um corpo menor do sistema solar que orbita o Sol. Quando se aproxima do Sol, um cometa passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar sobre o núcleo cometário. Os núcleos cometários são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos, variando em tamanho de alguns quilômetros até algumas dezenas de quilômetros.

12 de abril de 2012

Saturno

 
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, com uma órbita localizada entre as órbitas de Júpiter e Urano. É o segundo maior planeta, após Júpiter, sendo um dos planetas gasosos do Sistema Solar, porém o de menor densidade, tanto que se existisse um oceano grande o bastante, Saturno flutuaria nele. Seu aspecto mais característico é seu brilhante sistema de anéis, o único visível da Terra. Seu nome provém do deus romano Saturno. Faz parte dos denominados planetas exteriores.
Saturno é um planeta gasoso, principalmente composto de hidrogênio (97%), com uma pequena proporção de hélio e outros elementos. Seu interior consiste de um pequeno núcleo rochoso e gelo, cercado por uma espessa camada de hidrogênio metálico e uma camada externa de gases.[1] A atmosfera externa tem uma aparência suave, embora a velocidade do vento em Saturno possa chegar a 1.800 km/h, significativamente tão rápido como os de Júpiter, mas não tão rápidos como os de Netuno. Saturno tem um campo magnético planetário intermediário entre as forças da Terra e o poderoso campo ao redor de Júpiter.
Antes da invenção do telescópio, Saturno era o mais distante dos planetas conhecidos. A olho nu não parecia ser luminoso. O primeiro ao observar seus anéis foi Galileu em 1610, porém devido à baixa inclinação de seus anéis e à baixa resolução de seu telescópio lhe fizeram pensar a princípio que se tratava de grandes luas. Christiaan Huygens com melhores meios de observação pode em 1659 visualizar com clareza os anéis. James Clerk Maxwell em 1859 demonstrou matematicamente que os anéis não poderiam ser um único objeto sólido, sendo que deveriam ser um agrupamento de milhões de partículas de menor tamanho.
O movimento de rotação em volta do seu eixo demora cerca de 10,5 horas, e cada revolução ao redor do Sol leva 29 anos terrestres.[2]
Tem um número elevado de satélites, 61 descobertos até então, e está cercado por um complexo de anéis concêntricos, composto por dezenas de anéis individuais separados por intervalos, estando o mais exterior destes situado a 138 000 km do centro do planeta geralmente compostos por restos de meteoros e cristais de gelo. Alguns deles têm o tamanho de uma casa.