24 de setembro de 2012

Como foi formado nosso Sol??

No processo de formação do Universo, os átomos, por força da gravidade, se aglomeraram em imensas nuvens no espaço...

Essas nuvens foram ficando cada vez mais densas, exatamente pela mesma força da gravidade.

A têndência dessa masa é girar em torno de um centro (o centro de gravidade) e vários centros de gravidade deram origem à concentração localizada de massas.


Essas massas localizadas deram origem ao Sol e aos planetas que hoje vemos no nosso sistema solar e a todas as outras estrelas e planetas da Via Láctea, a Galáxia à qual pertence nosso planeta Terra.


O Sol é um planta gasoso (na verdade nas zonas centrais o Sol é um planeta de plasma)
Os gases explodem a todo o instante gerando calor e luz.
     Concepção Artística Mostrando a Formação do Sol e Sistema Solar. A região mais clara corresponde à estrela em torno da qual estão orbitando alguns planetas do Sistema Solar em formação.

23 de setembro de 2012

Câmera mais poderosa do mundo dá os primeiros cliques do espaço!

Composição de imagens feita pela DECam, a câmera mais potente do mundo, traz em detalhes a parte central do aglomerado de estrelas 47 Tucanae, que fica a 17 mil anos-luz da Terra. A câmera de 570 megapixels foi construída nos últimos oito anos por cientistas, engenheiros e técnicos de três continentes para o Dark Energy Survey - projeto busca decifrar a energia escura, fonte que pode explicar a expansão do espaço Dark Energy Survey Col
 A DECam capta uma galáxia espiral barrada (NGC 1365) no aglomerado de galáxias de Fornax, que fica a mais de 60 milhões de anos-luz da Terra. A câmara é capaz de registrar, a cada clique, a luz de 100 mil galáxias situadas até uma distância de 8 bilhões de anos-luz Dark Energy Survey Collaboration
laboration.

Telescópio


Para poder observar o Sol a partir da Terra, a Lua e as estrelas mais de perto são necessários telescópios potentes, situados nos observatórios espaciais, que mostram o espaço com maior profundidade. Em 1946, o astrônomo Lyman Spitzer havia sugerido usar um telescópio no espaço, mas a tecnologia, o equipamento ótico e as viagens espaciais não estavam suficientemente desenvolvidos naquela época.
Foi apenas em 24 de abril de 1990 que colocaram um observatório espacial em órbita ao redor da Terra - comandado pelas autoridades espaciais da NASA e ESA, dos Estados Unidos e da Europa, respectivamente.
Este foi o primeiro de uma família de quatro telescópios espaciais do Grande Programa de Observatório da NASA, seguido pelo observatório Compton Gama Ray em 1991 e pelo observatório Chandra X-ray em 1999.
Em agosto de 2003, houve o lançamento do quarto e último telescópio do programa da NASA – a unidade telescópica infravermelha (SIRTF).
Ao contrário dos telescópios terrestres, esses telescópios espaciais podem observar dentro das profundezas do espaço, sem interferências da atmosfera terrestre. Eles podem ver qualquer coisa que o olho humano não consiga, por exemplo: a nebulosa de Orion, feita de 3.000 estrelas bebês, as quais têm menos de um milhão de anos (em termos espaciais, este tempo é quase nulo).

20 de setembro de 2012

OVNIs


                            O que são OVNIs?

Foto de um objeto que  voou sobre uma casa em uma fazenda na Carolina do Sul, em 1973
Em meados do séxulo XX, a Força Aérea dos EUA inventou a expressão "OVNI" como termo geral para qualquer "objeto voador não identificado" - luzes e objetos desconhecidos vistos no céu. Mas entre os ufólogos (pesquisadores e entusiastas dos OVNIs), o termo se tornou sinônimo de espaçonave alienígena.




Os OVNIs são reais ou ficção científica?

Pesquisas mostram que a grande maioria dos americanos acredita que há vida inteligente em outro lugar do universo. Mais de 60% dos entrevistados por uma pesquisa da CNN, em 1997, disseram acreditar que alienígenas fizeram contato com seres humanos; aproximadamente 50% disseram que acham que alienígenas abduziram humanos e 80% acreditam que o governo está escondendo algo sobre o contato com alienígenas.
As pessoas que alegam ter visto OVNIs têm certeza de que o que viram é real. Elas dizem que esses seres alienígenas vieram à Terra estudar a raça humana, criar uma nova espécie híbrida ou simplesmente se comunicar com os humanos.


E você acredita em seres de outros planetas?






9 de setembro de 2012

Como é formado o sistema solar


A formação do Sistema Solar remonta há  aproximadamente 4,6 bilhões de anos. De acordo com astrônomos, o Sistema Solar foi formado a partir de uma mesma nuvem de poeira e gás. Esta nuvem é conhecida como Nebulosa Solar Primitiva. Em algum momento ocorreu um colapso desta nuvem, provocando o fim do se equilíbrio gravitacional e gerando sua contração. Foi a partir dai que teve início a formação do Sistema Solar.O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteroides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

8 de setembro de 2012

Eclipse




O que é um eclipse?


 Um eclipse é um fenômeno celeste que caracteriza o ocultamento do Sol ou da Lua. Podem existir eclipses lunares e solares. Normalmente acontece, em média, 5 ou 6 eclipses por ano. 

  • Eclipse Lunar
Um eclipse lunar é um fenómeno celeste que apenas ocorre quando está lua  cheia e há um alinhamento entre o sol, a terra e a lua, de forma a que a terra fique entre o sol e a lua. Ou seja a lua está coberta (total ou parcialmente) pela sobra da Terra.
Quando isso ocorre, a lua entra na chamada zona de “umbra” (ou sombra), ou “penumbra” da terra e fica totalmente ou parcialmente invisível durante alguns minutos.

  • Eclipse Solar
É um fenômeno que acontece quando a lua entra na frente do sol, fazendo com que a luz suma por alguns instantes.Ocorre somente quando a lua está posicionada para a terra e o sol, ou seja, durante a fase da Lua Nova.



Buraco Negro


   Um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade da luz, podem escapar.
   Um buraco negro é limitado pela superfície denominada horizonte de eventos, que marca a região a partir da qual não se pode mais voltar.
   O buraco negro ocorre, por exemplo, quando uma estrela não possui mais pressão suficiente para produzir uma força para fora que contrabalance o peso de suas camadas externas. "Essas camadas caem sobre as internas produzindo uma implosão que dá origem ao fenômeno.
    Os buracos negros são invisíveis por não emitirem radiação, por isso é impossível visualizá-los. No entanto, ele exerce força gravitacional sobre os corpos ao seu redor.
Schwarzschild black holeUma simulação de uma lente gravitacional por um buraco negro, o que distorce a imagem de uma galáxia em segundo plano.