30 de março de 2012

Planeta Mercúrio


                                 
Mercúrio: o planeta mais próximo do Sol

Mercúrio é um planeta qufaz parte do Sistema Solar. É o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galile
Pode existir água em Mercúrio?

Podíamos supor que em Mercúrio não pode existir água em nenhuma forma. Tem pouquíssima atmosfera e é extremamente quente durante o dia, mas em 1991 cientistas em Caltech captaram ondas de rádio vindas de Mercúrio e descobriram algumas invulgarmente brilhantes vindas do polo norte. O brilho aparente do polo norte poderia ser explicado por gelo na superfície ou logo abaixo. Mas é possível haver gelo em Mercúrio? Devido à rotação de Mercúrio ser quase perpendicular ao plano orbital, o polo norte vê sempre o sol um pouco acima do horizonte. O interior das crateras nunca está exposto ao Sol e os cientistas suspeitam que está a uma temperatura inferior a -161 C. Esta temperatura congelante pode ter água provinda de evaporação do interior do planeta, ou gelo trazido para o planeta resultante de impacto de cometas. Estes depósitos de gelo podem ter sido cobertos com uma camada de pó e por isso mostram ainda os reflexos brilhantes no radar.

Movimento

A rotação (movimento em torno de si) do Mercúrio se faz em 58 dias e meio, o que representa exatamente dois terços do tempo que leva para dar uma volta em torno do Sol (88 dias). Esse fenômeno curioso é de natureza semelhante ao que se passa com a Lua, cujo período de rotação é igual ao de revolução em torno da Terra.

29 de março de 2012

Sol




Nós estamos falando sobre: O  Sol é um objeto mais proeminente em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar.Cento e nove Terras seriam necessárias para cobrir o disco do Sol, e em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras.

A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.

A Terra gira em torno do sol durante 365 por ano, assim temos as definições das estações do ano, quanto mais próximo do sol, mas quente é (Verão) o no outro período por sua vez, mas distante mais frio fica (inverno) e entre esse processo temos: Primavera após o inverno e o outono após o verão.

26 de março de 2012

CURIOSIDADE

Novo Planeta KEPLER...

                                 

 A NASA (Agência Espacial Norte-Americana) anunciou segunda-feira a descoberta de um novo planeta nomeado Kepler-22b, na “Zona habitável”. Zona habitável é a região que nem fica muito perto de uma estrela (Ex: Sol), nem muito longe, propiciando temperaturas razoáveis, e que pode permitir a existência de água líquida.
 A localização de Kepler-22b fica a 600 anos-luz de distância da Terra, foi bom para os cientistas aprenderem mais ainda sobre essa área intergalática. Quem sabe estamos mais perto de encontrar um planeta que poderia abrigar vida, heim?


                               

22 de março de 2012

Lua

                                              

A Lua é o mais próximo de todos os mundos, e depois da Terra é para nós o mais familiar de todos os membros do sistema solar. 
A Lua é o único satélite da Terra, distanciado desta 384 000 Km. A seguir ao Sol é o corpo mais brilhante do nosso céu.
Alguns planetas podem ter grandes famílias de luas, mas todas elas são mais pequenas do que a companheira da Terra.
A Lua tem cerca de ¼ do tamanho da superfície da Terra e não possui nem água nem atmosfera. Devido a isso não se verifica erosão eólica ou hidráulica. Este satélite não possui clima e por isso dificilmente sofrerá transformações.
Se observarmos a Lua através de um telescópio, conseguimos distinguir diferentes zonas: umas claras e outras escuras. As zonas claras são designadas por continentes e as zonas escuras por mares.
Toda a gente conhece o aspecto da Lua no céu. As diferentes fases, ou áreas brilhantes da Lua, são as regiões iluminadas pelo Sol enquanto a Lua gira em torno da Terra, que se reflectem para os nossos olhos.
Quando a Lua e o Sol estão em posições opostas em relação à Terra, o Sol ilumina toda a superfície que vemos da Lua – é a fase de Lua cheia. Quando a zona iluminada da Lua aumenta é a fase crescente da Lua, quando diminui a zona de luz é a fase decrescente.
As características da fase oculta da Lua permaneceram um mistério até finais dos anos 60. No entanto, no dia 20 de Julho de 1969, a tripulação da Nave Apollo 11, conquistou a Lua. Os primeiros astronautas a pisarem a Lua foram Armstrong e Edwin Aldrin.

Na Lua tem luz?
 O Sol tem luz própria assim como todas as estrelas, os planetas não tem luz própria e são iluminados pelo Sol, a Lua é como um planeta e também é iluminada por ele. A Lua reflete a luz do Sol e é por isso que a vemos brilhar à noite.  


16 de março de 2012

As Estrelas são quentes?

                                                   


São sim! Todos aqueles pontinhos luminosos que aparecem no céu à noite (as estrelas!) são bolas gigantes de gás quente como o nosso Sol. Quando crianças, somos ensinados a desenhar estrelas como objetos rígidos, pontiagudos e de aparência cristalina, com o tradicional formato natalino de quatro ou cinco pontas. Mas isso é apenas uma ilusão luminosa, criada pela distância do espaço e a turbulência da nossa atmosfera. O certo seria desenhá-las como esferas incandescentes, com luz e calor emanando para todos os lados. O nosso Sol é uma estrela, e as estrelas são sóis. Nada delicadas.


15 de março de 2012

O Universo

                                     

Para a ciência, há a teoria do Big Bang, segundo a qual, no principio do mundo todo o material cósmico se encontrava reunido em um núcleo gigante que explodiu e deu origem às nebulosas, estrelas, planetas e os demais corpos celestes. Isto teria ocorrido entre 10 e 13 bilhões de anos.
O que caracteriza a crença em um só deus, o Monoteísmo, está presente no Gênese Bíblico: no começo havia trevas na superfície do abismo. Deus criou o Céu e a Terra, enquanto seu espírito se movia na superfície das águas. (este relato tem origem na mitologia sumeriana). O Cristianismo, Judaísmo e o Islamismo estão alicerçados nas palavras da Bíblia, mais especificamente, no Velho Testamento, embora seus livros básicos sejam diferentes.


Camila Rocha Massoli