29 de novembro de 2012

A Origem do Planeta

            A Palavra "Planeta"

Desde tempos imemoráveis o homem notou que no céu haviam o Sol, a Lua, e inúmeros “pontos de luz”. De vez em quando também aparecia um ou outro objeto meio nebular, que por parecerem ter uma cabeleira de luz, receberam o nome de cometas (“estrelas com cabeleiras”, do grego).
Olhando o céu, noite após noite, o homem logo reparou que  a grande maioria desses “pontos de luz” era “fixa”, uns em relação aos outros. Cinco desses pontos, porém, se moviam em relação aos demais e em relação a eles próprios. Esses “pontos de luz móveis” receberam o nome de planetas (“errantes”, do grego).  Eram eles: Mercúrio, Venus, Marte, Júpiter e Saturno.

Durante muito tempo pensamos que todo o Universo era constituído apenas da Terra, Sol, Lua, os cinco planetas e os “visitantes”  cometas. Tudo mais era como que uma “moldura” ou um “enfeite” para esse universo.

Para explicar os movimentos que observávamos no céu, Ptolomeu (120-180) propôs um “sistema planetário” com a Terra no centro. Planetas eram então os objetos (com exceção do Sol e da Lua) que giravam em torno da Terra.
Copernico (1473-1543) propôs um sistema com o Sol no centro e os planetas rodeando-o ao longo de órbitas circulares. Kepler (1571-1630) aprimorou o modêlo de Copernico. Desde Copernico, então, passamos a entender por “Planetas” aqueles objetos que giram em torno do Sol (com exceção dos visitantes cometas).

O telescópio foi inventado no início do século XVII. Pouco após a sua invenção Galileo Galilei, além de detalhes de objetos já conhecidos, descobriu quatro novos objetos do Sistema Solar. Esses objetos orbitavam Júpiter e foram considerados então luas de Júpiter. Naquele século, além de alguns cometas, também foram descobertas as cinco maiores luas de Saturno.

O primeiro objeto orbitando o Sol descoberto com telescópio (excetuando cometas) foi Urano, em 1781. Por ser um objeto orbitando o Sol, Urano foi prontamente e inquestionàvelmente chamado de planeta.
O segundo objeto orbitando o Sol descoberto com telescópio foi Ceres, em 1801. Por cerca de trinta anos Ceres foi considerado planeta. Pouco após a sua descoberta, entretanto, começaram a ser descobertos vários outros objetos menores, também rodeando o Sol, com órbitas próximas à órbita de Ceres. Ceres e esses objetos passaram a ser chamados “planetas menores” ou “asteróides”.
Netuno foi descoberto em 1846 e por orbitar o Sol e devido à sua grande dimensão, também foi inquestionávelmente chamado planeta. Plutão foi descoberto em 1930 e também foi prontamente chamado planeta, apesar da discussão proposta por alguns astrônomos: “Qual o tamanho mínimo que deve ter um astro que orbita o Sol para ser planeta?”

Ceres deixou de ser considerado planeta não apenas devido à sua vizinhança (Ceres rodeia o Sol com órbita próxima a de milhares de corpos menores. Essa região do Sistema Solar, que fica entre as órbitas de Marte e Júpiter, passou a ser denominada “Cinturão de Asteróides”); como também devido à sua pequena dimensão (O diâmetro de Ceres é estimado em aproximadamente 930 Km).
Plutão, apesar de ter mais do dobro do tamanho de Ceres (2.250 Km de diâmetro) também é muito pequeno comparado com os demais planetas. (Mercúrio tem 5.100 Km). Seria o tamanho de Plutão o limite mínimo que um astro deveria ter para ser planeta? De certa forma, criou-se um consenso nesse sentido.

4 comentários:

  1. Olá meninas
    Gostaria de parabenizá-las pelo trabalho realizado durante o ano e pelo documentário. Vocês arrasaram! Continuem assim sempre dedicadas ao que fazem que o resultado será sempre sucesso!
    Boas Festas e Boas Férias.
    Um grande beijo
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Leila,ótimas festas e férias *-* Até ano que vem se Deus quiser!

      Beijos Camila s2

      Excluir
    2. Olá meninas
      Que bom que vocês continuam postando no blog.Adorei!!
      Um grande beijo

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir