5 de março de 2013

3 Motivos Para Você Acretidar que tem vida em outro Planeta

Nós ainda não temos evidências de vida extraterrestre, mas nem por isso deveríamos desistir da possibilidade.
Os motivos para continuar acreditando e procurando são vários – ainda que eles talvez não sejam seres verdes de olhos grandes.
1. Extremófilos na Terra
  Geralmente, procuramos vida em planetas razoavelmente habitáveis, sem condições extremas. Mas os extremófilos, formas de vida extremamente resistentes, existem para nos mostrar que talvez não devêssemos ignorar planetas e luas muito quentes, gelados, tempestuosos ou instáveis, pois aqui mesmo na Terra, em locais inóspitos como o cume dos Andes e as bordas de vulcões submarinos, bactérias incrivelmente resistentes podem ser encontradas.
Esses microrganismos conseguem sobreviver em ambientes venenosos. Essa é uma prova de que formas de vida poderiam estar perambulando por planetas e luas aparentemente vazios. Nós apenas não as encontramos ainda.
2. Evidência de precursores químicos à vida em outros planetas e luas
  Uma das teorias da origem da vida na Terra aponta seu surgimento em reações químicas que podem ter criado membranas celulares e proto-DNA, mas elas também podem ter começado com complexos compostos orgânicos como ácidos nucleicos, proteínas, carboidratos e lipídios, tanto na atmosfera quanto nos oceanos.
Já existem evidências de que esses precursores da vida existem em outros planetas e luas, com presenças comprovadas em Titã, lua de Saturno; e a Nebulosa Órion. Não é vida propriamente dita, mas é um ingrediente crucial para que ela surja – foi crucial para a vida terrestre, pelo menos.
3. Crescente número de planetas parecidos com a Terra
Na última década, foram descobertas centenas de exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar). Alguns eram gigantes gasosos como Júpiter, mas outros são menores e rochosos como a Terra. Alguns ficam na zona de “Goldilocks”, uma área com temperaturas propícias para a vida em volta de estrelas – a Terra orbita em uma dessas zonas, por exemplo. Quanto mais planetas descobrirmos, mais locais propícios para a vida deverão aparecer, consequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário