Na verdade, é tudo uma questão de referencial: Até 1500 não se tinha muita idéia de que a Terra fosse um planeta como os outros, então tanto fazia dizer se era a Terra que girava em torno do sol ou o sol em torno da Terra. Mais ou menos como quando se está num carro, indo em direção a um poste: Tanto faz dizer que você está se aproximando do poste ou vice-versa.
Convenciona-se que a Terra gira em torno do sol e não o contrário por que há outros planetas que giram em torno dele, e esse movimento seria muito difícil de se descrever com uma Terra estática. (pelo menos uma pessoa em toda História da ciência caiu num acesso de fúria e cabeceou as paredes de seu escritório até a morte tentando resolver esse problema).
Galileu foi o primeiro a obter provas de que os planetas girariam em torno do sol, enquanto estudava os estranhos movimentos de Marte com uma nova invenção, o telescópio. (nem todos sabem, mas Marte visto da Terra move-se ora de leste para oeste, ora de oeste para leste).
Ele também conseguiu uma distinção mais clara entre o que é planeta (à época todo copo celeste que não piscasse), estrela (que pisca), e quase foi morto pela inquisição.
Caso haja curiosidade de sua parte estude o modelo aristotélico, com as 4 esferas terrestres (uma para cada elemento), a esfera lunar, as esferas dos planetas (que diferem das estrelas pelo movimento no céu e por não piscarem) e a orbe fixa das estrelas. É um conceito interessante, do qual não se fala muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário